Comunidade de Estados Latino-Americanos se reuniria na quinta-feira (30) para debater resposta a decretos de Trump contra imigrantes ilegais e modelo de deportações dos EUA. Vídeo mostra deportados chegando algemados em Manaus.
Reprodução/Agência Cenarium
A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) cancelou nesta quarta-feira (29) a reunião de urgência que tinha sido convocada entre os membros do grupo para debater as mudanças na política migratória dos Estados Unidos.
A atual presidente da Celac e presidente de Honduras, Xiomara Castro, que anunciou o cancelamento, disse que houve “falta de consenso” entre os países da comunidade.
A reunião foi convocada no domingo (26) após uma crise diplomática entre Colômbia e Estados Unidos por conta de uma leva de cidadãos colombianos deportados pelo governo do novo presidente dos EUA, Donald Trump.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, proibiu a entrada no país de um voo militar dos EUA com os deportados. O México fez o mesmo, e o Brasil reclamou da condição de seus cidadãos também trazidos de volta pelos EUA acorrentados e algemados em um avião que pousou em Manaus na sexta-feira (24).
source
Fonte: G1
Celac cancela reunião de urgência sobre deportações dos EUA por 'falta de consenso'
