Publicada em fevereiro de 2021 na conta oficial de uma companhia de treinamento de fuzileiros navais, gravação voltou a circular no início deste ano. No registro, homem com pés amarrados usa boca para resgatar máscara no fundo de uma piscina. Vídeo mostra treinamento militar de companhia de fuzileiros navais dos EUA
Circula nas redes sociais o vídeo de um homem com pés amarrados resgatando com a boca uma máscara no fundo de uma piscina com 3,6 m de profundidade . Nas redes sociais, publicações identificam o exercício como parte de um treinamento militar dos fuzileiros navais dos Estados Unidos. É #FATO.
selo fato
g1
Leia, abaixo, respostas a estas três perguntas:
O que mostra o o vídeo?
Fato ou Fake: como foi feita a checagem?
Como é o treinamento mostrado no vídeo?
O que mostra o vídeo?
É #FATO que vídeo viral de homem resgatando máscara com a boca em uma piscina faz parte de treinamento militar dos EUA
Reprodução
📌 Veja, a seguir, um resumo do conteúdo:
No vídeo, que tem 55 segundos, um jovem de shorts e camiseta submerge cinco vezes até o fundo de uma piscina de cerca de 3,5 m de profundidade, enquanto está com os pés amarrados com uma corda e as mãos entrelaçadas atrás das costas.
Na primeira descida, ele dá uma cambalhota para trás, toca o fundo da piscina e retorna à superfície.
Na quarta, resgata uma máscara de mergulho usando apenas a boca.
Durante o exercício, o rapaz usa uma mesa posicionada no fundo da piscina para pegar impulsos.
A câmera acompanha toda a movimentação e, nos últimos segundos, registra o cenário ao redor – é possível ver, na borda da piscina, outros homens enfileirados.
🗓️ Quando o vídeo começou a circular? Ele viralizou pela primeira vez em fevereiro de 2021. Nas redes sociais, apareceu na época acompanhado de uma mensagem que dizia se tratar de um treinamento dos marines, os fuzileiros navais dos Estados Unidos.
📲 Em que momento ele voltou a viralizar? O conteúdo voltou a ser compartilhado em fevereiro de 2025 – uma publicação do dia 3 deste mês tem mais de 42 milhões de visualizações no X. Veja dois exemplos de legendas que têm circulado nesse período:
“Treinamento para os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos não é brincadeira.”
“Olha O NÍVEL DE TREINAMENTO pra marinha dos Estados Unidos.”
👉 Afinal, o que exatamente é mostrado no vídeo?
O homem visto no vídeo está cumprindo um dos requisitos necessários para completar o “teste de afogamento” – ou Recon Aquatic Competency Test (Ract) –, prova aplicada durante o treinamento de militares que desejam entrar para a Força de Reconhecimento dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, os recon marines.
Um teste similar também é realizado no treinamento de Navy SEALs, equipes marítimas, aéreas e terrestres da Marinha.
A gravação foi feita na Base do Corpo de Fuzileiros Navais, na Califórnia, e publicada nas redes sociais em fevereiro de 2021 pela Reconnaissance Training Company, companhia responsável por avaliar e treinar esses militares.
Fato ou Fake: como foi feita a checagem?
▶️ O primeiro passo foi usar a ferramenta InVid para fragamentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas).
▶️ Em seguida, foi feita no Google Lens uma busca reversa por um desses quadros. Esse procedimento permite encontrar a origem de fotos na internet.
▶️ O Google Lens apontou uma semelhança entre essa imagem e registros publicados anteriormente internet. A correspondência mais antiga encontrada saiu no Facebook em 10 de fevereiro de 2021, no perfil da Marine Reconnaissance Foundation, fundação que realiza assistência para militares e ex-militares que atuam como fuzileiros navais de reconhecimento.
A legenda diz: “Repost: Reconnaissance Training Company: MART realizando treinamento físico aquático em preparação para a próxima turma do RTAP, enquanto os alunos do BRC em reciclagem praticam o Recon Aquatic Competency Test (RACT). Exemplos de giros e recuperação de máscara podem ser vistos nestes clipes”.
A localização marcada no post é a do Camp Pendeleton, que fica na Califórnia, em uma base do Corpo de Fuzileiros Navais.
O Fato ou Fake não encontrou o post original da conta no Facebook, mas, no Instagram da instituição (@recontrainingcompany), foi possível localizar uma publicação de 11 de fevereiro de 2021 com o vídeo viral e a mesma legenda.
▶️ O Fato ou Fake tentou entrar em contato com as duas instituições por telefone, e-mail e mensagens nas redes sociais, mas não havia tido retorno até a última atualização desta reportagem.
Como é o treinamento mostrado no vídeo?
▶️ A partir de uma busca por termos usados na legenda original da publicação e de informações disponíveis nas páginas e contas oficiais da Reconnaissance Training Company, do Corpo de Fuzileiros Navais, Marinha e em sites oficiais sobre militares dos EUA, o Fato ou Fake verificou em que consiste o treinamento registrado no vídeo.
▶️A legenda explica que os Marines Awaiting Reconnaissance Training (Mart) — ou seja, fuzileiros navais que aguardam treinamento de reconhecimento — estão se preparando para o próximo grupo de Recon Training Assessment Program (RTAP).
A sigla RTAP refere-se a um treinamento inicial de cinco semanas para preparar e avaliar militares que desejam se tornar fuzileiros navais de reconhecimento.
Ao longo desse período o período, os candidatos treinam habilidades como resiliência mental, natação, manejo de cordas, condicionamento de combate e navegação terrestre.
Ao final, aqueles que passarem pelos critérios de avaliação podem ingressar como alunos do Basic Reconnaissance Course (BRC), o curso básico de reconhecimento de 12 semanas, essencial para quem seguirá na carreira.
Tanto o RTAP quanto o BRC realizam o “teste de afogamento” – ou, em inglês, Recon Aquatic Competency Test (Ract) .
▶️ A série de exercícios do militar do vídeo mostra o momento no qual ele precisa submergir para resgatar, usando apenas os dentes, uma máscara de mergulho. Um post no Instagram da companhia de treinamento informa que a prova tem os seguintes passos:
Todos os exercícios devem ser realizados com os pés amarrados e mãos segurando uma corda.
5 minutos de “bobs” (como são chamados os saltos verticais do fundo para a superfície), em uma piscina com profundidade de 12 pés (3,6 metros).
2 minutos de flutuação.
200 metros de natação.
5 tentativas para conseguir fazer um bob com cambalhota para frente no percurso.
5 tentativas para conseguir fazer um bob com cambalhota para trás no percurso.
5 tentativas para conseguir fazer um bob durante o qual é preciso agarrar a máscara com os dentes.
5 bobs com a máscara na boca, sem soltá-la.
▶️ Se o aluno completar todas as etapas, sem infringir nenhuma regra, ele finalmente passa no teste de afogamento e poderá seguir no treinamento como fuzileiro naval de reconhecimento.
Militar submerge com pés amarrados para resgatar máscara com o boca.
Reprodução
É #FATO que vídeo viral de homem resgatando máscara com a boca em uma piscina faz parte de treinamento militar dos EUA
Reprodução
Veja também
É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue
É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1
É #FATO: vídeo viral mostra treinamento militar nos Estados Unidos
