Jane Fonda, 87, protagonizou o momento mais político do SAG Awards, na noite deste domingo (23), ao receber uma homenagem da premiação do sindicato dos atores de Hollywood.
A atriz, que tem a carreira marcada por prêmios e pelo ativismo, defendeu a empatia e afirmou que o “movimento woke” é se importar com o próximo.
Ela recebeu o Life Achievement Award, prêmio que consagra artistas com atuações importantes dentro e fora das telas.
“Nós, atores, criamos empatia. Nosso trabalho é entender o ser humano de uma forma tão profunda que possamos tocar suas almas”, afirmou. “Não se enganem, empatia não é ser fraco ou ser ‘woke‘. A propósito, ‘woke’ significa que você se importa com as outras pessoas.”
Aplaudida de pé, Fonda defendeu a união entre as pessoas e ressaltou a importância dos sindicatos como forma de unir e dar poder a categorias profissionais.
“Comunidade significa poder, e isso é muito importante, principalmente no momento onde o poder dos trabalhadores está sendo atacado e a comunidade segue sendo oprimida”, discursou.
Em uma alusão indireta ao governo de Donald Trump, a atriz disse que muitas pessoas vão sofrer com o que “vem por aí”.
Ao defender a resistência de Hollywood, ela lembrou do começo de sua carreira, em 1958, reta final do “macarthismo”, quando o senador republicano Joseph McCarthy (1908-1957) liderou uma mobilização anticomunista que criou um ambiente de perseguição e destruiu a carreira de muitas artistas.
“Produtoras americanas corajosas como Hannah Weinstein contrataram atores que estavam na lista”, exemplificou a atriz.
Ela mencionou documentários sobre lutas por direitos civis para falar sobre o atual momento.
“Estamos no nosso documentário. Não é um ensaio. E não podemos nos enganar sobre o que está a acontecer. É sério, por isso sejamos corajosos”.
Durante a premiação, Demi Moore ganhou o SAG Awards como melhor atriz pelo filme “A Substância”. A estatueta é considerada o principal termômetro para as categorias de atuação no Oscar, já que muitos dos seus votantes coincidem com aqueles da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
noticia por : UOL