DO REPÓRTERMT
Em meio a toda repercussão na imprensa nacional de que está na berlinda por conta da crise do Plano Safra e do mal estar que isso gerou com o setor e com o Congresso, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, admitiu que pode deixar o cargo. Ele teria comunicado a intenção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A informação foi divulgada pelo jornalista Daniel Rittner da CNN Brasil.
Leia mais – Fávaro vira alvo e deve deixar Ministério da Agricultura
O aumento do preço dos alimentos foi tema de debate no gabinete presidencial e na Casa Civil no começo do ano. Após uma esfriada, a questão teve uma nova crise nos últimos dias, devido à suspensão das linhas de crédito subsidiadas dentro do Plano Safra.
Fávaro teria se sentido desprestigiado pelo Governo Federal e ainda virou alvo da bancada do agronegócio, que foi diretamente atingida pela suspensão do programa de financiamento.
Leia mais: Lula suspende o Plano Safra; produtores alertam para risco de fome aumentar
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) criticaram a medida e Fávaro reagiu.
Em entrevista ao programa WW, da CNN, na última sexta-feira (21), ele disse que a Frente Parlamentar da Agropecuária virou uma frente parlamentar da oposição.
Outros nomes já estariam sendo cotados para substituir Carlos Fávaro no Ministério da Agricultura. O primeiro deles foi o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, mas ele chegou a gravar um vídeo desmentindo a negociação. O segundo deles é Arthur Lira (PP-AL).
FONTE : ReporterMT