FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT
O deputado federal José Medeiros (PL) definiu como absurdas as penas dos condenados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023. O parlamentar destacou, nesta terça-feira (25), que as punições foram baseadas em uma mentira.
“Não era pra ter tido punição contra aquelas pessoas, sabe por quê? Porque a turma do PT fez a mesma coisa e não aconteceu nada. Então é assim, pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco ou não bate em ninguém”, disse Medeiros ao .
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“É um absurdo isso aí. Cria-se uma mentira e depois julga as pessoas na base da mentira. Isso é um absurdo”, completou.
Vários réus foram condenados a 17 anos de cadeia por participação nos atos. No Congresso Nacional, parlamentares de direita discutem a possibilidade de dar anistia aos réus do processo, que tramita no STF sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Nessa segunda-feira (24), o governador Mauro Mendes (União) classificou as condenações, pelos atos do dia 8 de janeiro, como desproporcionais.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Mauro chegou a dizer que as pessoas envolvidas no caso foram penalizadas com punições maiores do que traficantes e assassinos.
Leia mais: Mauro: Presos do 8 de janeiro têm sido castigados com penas maiores do que assassinos
Assim como o governador, Medeiros comparou as condenações de traficantes com os réus do dia 8 de janeiro.
“Imagina, um homem carregando 500kg de cocaína ser liberado em uma audiência de custódia e uma mulher que passou batom em uma estátua ser condenada”, disse o deputado.
“O Brasil está de cabeça para baixo, se tivéssemos em uma normalidade não estaríamos sendo assunto da crème de la crème do mundo”, finalizou.
Veja o vídeo do governador Mauro Mendes:
FONTE : ReporterMT