
Com problemas no carro, Gabriel Bortoleto foi o piloto com menos voltas no período
Hamad I Mohammed/Reuters
Charles Leclerc liderou a manhã do terceiro dia de testes da pré-temporada 2025 da Fórmula 1, nesta sexta-feira (28), no Bahrein. Com a marca de 1:30.811 na melhor de suas 66 voltas, o monegasco da Ferrari levou a melhor na disputa com Andrea Kimi Antoenell, da Mercedes, que fez 1:30.888 e ficou em segundo.
Leclerc foi o segundo piloto que mais andou ao longo da sessão. Quem registrou o mais número de voltar foi Isack Hadjar, da Racing Bulls, que contabilizou 73 voltas e marcou 1:31.761 na melhor delas, terminando a programação na sétima posição.
Gabriel Bortoleto, em contrapartida, teve problemas ao longo da sessão e foi quem menos andou, contabilizando apenas 35 voltas – boa parte delas já na última hora. Para efeito de comparação, o segundo piloto com menos voltas foi Max Verstappen, da Red Bull, que deu 47 voltas e terminou em quarto lugar.
O brasileiro da Sauber chegou a marcar um bom tempo na primeira hora, mas passou boa parte das quatro horas nos boxes, fazendo manutenção do assoalho. Conseguiu voltar à pista nos minutos finais, fez 1:32.147 e fechou a programação em nono lugar.
Na primeira hora, Charles Leclerc colocou a Ferrari na liderança com o tempo de 1:30.861. Gabriel Bortoleto marcou 16 voltas, registrando 1:32.225 na melhor delas e ficando em sexto lugar. Entre os dez pilotos na pista, nove conseguiram marcar tempo – a exceção foi Lando Norris, da McLaren.
Com atraso, Norris marcou tempo: fez 1:30.943 e fechou a segunda hora em terceiro lugar. Leclerc, enquanto isso, seguia na liderança, agora com o tempo de 1:30.811. Bortoleto, sem melhorar a marca, era o oitavo.
Ao longo da terceira hora, a Haas indicou problemas no carro de Oliver Bearman, mantendo o britânico por bastante tempo nos boxes. Conseguiu ir para a pista, mas não deixou a décima posição. Nas primeiras posições, Leclerc continuava liderança, com a Mercedes de Andrea Kimi Antonelli em segundo.
A sessão foi paralisada a 47 minutos para o fim em decorrência de um incidente inusitado: um vidro quebrado na cabine de bandeirada à beira da pista. Em poucos minutos, porém, os cacos foram retirados e a sessão foi retomada – inclusive com Gabriel Bortoleto na pista. No fim, o brasileiro conseguiu melhorar sua volta para 1:32.147, mas ainda em nono lugar.
As equipes agora voltam à pista às 9h (horário de Brasília) para a segunda metade dos testes do dia. Você assiste ao vivo no Band.com.br e no Bandplay.
noticia por : UOL