Justíssima homenagem

LICIO ANTONIO MALHEIROS

Quando falamos em homenagear alguém vem à mente um ancião muito querido por todos, uma figura ilustríssima e na maioria das vezes, pessoas falecidas.

Na verdade, a homenagem é uma forma de valorizar e reconhecer pessoas, eventos e conquistas que são importantes no contexto das nossas vidas.

Tenho como prática avocar a figura de pessoas cuiabanas, que desempenham papel singular em nosso convívio, através do conhecimento cognitivo e humanista.

Usando seu conhecimento, de forma a atender os menos favorecidos pela sorte os expropriados do capital, pessoas que também necessitam de aculturação.

Reporto-me, ao Professor Mauricio Siqueira; recentemente, homenageado no programa Caldeirão do Bruxo, apresentado por Messias Bruxo.

No mesmo, ele faz uma breve retrospectiva da sua brilhante trajetória de vida voltada à educação.

Ele diz “Fui praticamente criado no convívio escolar, pois, desde os 13 anos iniciei a minha vida em uma escola, tendo início, em uma cantina atendendo as pessoas no antigo Colégio Prés, localizado na Rua Joaquim Murtinho, colégio da década de 80, que disponibilizava cursos do ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares, recebendo uma plêiade de professores oriundo dos grandes centros a exemplo, o professor Wilson Santos oriundo de Dracena; porém em sua grande maioria os professores eram oriundos de Ribeirão Preto, muitos deles, se tornaram donos de escolas”.

“Daí fui para outras escolas, fiquei apaixonado pela educação, depois fui para a coordenação pedagógica após conclusão do curso de pedagogia; depois por necessidade de professor de geografia em Cuiabá, fui estudar e conclui o curo de geografia, hoje, sou mestre em biogeografia e sou especialista em geografia de Mato Grosso, ministrando aulas para os cursinhos voltados aos concursos públicos”.

Em um período mais recente, na transição da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), para Abílio Bunini (PL), seu nome foi citado como provável Secretário de Educação Municipal de Cuiabá, pelo seu amplo conhecimento em educação, por se tratar de um cuiabano nato, além do seu profundo conhecimento das unidades escolares distribuídas em Cuiabá.

Infelizmente, por questão meramente política seu nome foi trocado por outro, através de uma decisão de foro íntimo do prefeito Abílio Brunini (PL), que tem essa prerrogativa.

Finalizando sua entrevista para o Caldeirão do Bruxo, Maurício deixa algumas palavras que conseguem definir e explicitar, sua vitoriosa trajetória de vida.

Ele diz, “A humildade é uma virtude, quando cultivada pode gerar um impacto significativo no sucesso pessoal e profissional. Ela envolve o reconhecimento das próprias limitações e a disposição para aprender com os outros, independentemente de sua posição ou experiência”.

Suas palavras retratam sua personalidade e caráter.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo e jornalista

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

FONTE : ReporterMT