“Tem que ser de circo para cantar a música dele”, diz Alaíde Costa em um dos interlúdios proseados de sua apresentação com José Miguel Wisnik. Pois ninguém melhor que ela própria, que se iniciou num picadeiro de circo —vitoriosa em uma competição de canto— e se agigantou com malabares únicos de voz até alcançar o panteão da música brasileira.
Nesta quinta (13), a cantora e o pianista abrilhantaram a retomada do Teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo, em curso desde a reabertura em agosto último. Após intensos trabalhos ante às ruínas do incêndio de 2008, a casa voltou a cumprir a vocação apontada pelas musas das artes de Di Cavalcanti em sua portentosa fachada —empena remanescente da tragédia. Com Costa e Wisnik, a sala foi da música.
O concerto de pouco mais de uma hora consiste essencialmente no álbum lançado pelo duo em 2020. “O Anel” é a celebração de um encontro em 1968. Aos 19 anos, o prodígio da música e estudante de letras Zé Miguel abocanhara uma vaga no Festival Universitário da Canção Popular —época em que todas essas palavras tinham outro significado. O jovem escolheu Alaíde Costa para interpretar sua canção, que lhe retribuiu com um anel. Estava selada a aliança.
“Outra Viagem”, a música que os uniu, é ponto alto no palco do teatro. Pontuando o piano contorcionista de Wisnik, Costa é precisa como Maria Callas e eloquente como Billie Holiday. Não arfa nem perde o compasso passeando entre divisões incomuns e notas díspares. À beira dos 90 anos, é uma atleta: ora sentada, ora em pé, sempre serena e nunca rendida a exageros.
Na canção que dá nome ao disco, o paso doble de Costa e Alaíde ganha cor entre cantiga de roda desconstruída de um e solfejo ornamentado de outra —seu destaque em “Me Deixa em Paz”, dueto atemporal com Milton Nascimento. Em “Saudade de Saudade”, cantora e pianista perseguem voz de uma e melodia de outro em torno de uma melancólica modinha.
Esse movimento circular é também sinuoso entre erudito e popular. Costa resgata com graça “Come again”, canção renascentista e item caro de se ver e ouvir hoje em dia. “Assum Preto” acena para o clássico “Asa Branca” em intertextualidade típica à obra de Wisnik. Sem o arranjo etéreo de cordas da gravação original, contudo, cabe à intérprete a tarefa árdua de preencher o arranjo. É um raro momento em que Costa parece deslizar.
Aliás, se as composições do ensaísta Wisnik soam às vezes como um conto borgiano ou uma escada do pintor Escher —entremeadas entre fim e começo—, cabe ao contrabaixo de Sidiel Vieira, ao clarinete de Nailor Proveta e à bateria de Sérgio Reze dar margem, linha e pontuação ao texto. Este último, comedido mesmo cercado de tambores e pratos, dá ritmo à virtuosidade melódica e harmônica do duo que toma o centro do teatro.
No palco, Wisnik é um coadjuvante de luxo de uma estrela em eterna ascensão. Esnobada da historiografia dominante da bossa nova e encurralada por sua condição —recusar o que se esperava de uma cantora negra—, Alaíde Costa vem sendo celebrada ano após ano. Com ganas de jovem, a cantora lança ainda em 2025 um disco em homenagem a Dalva de Oliveira, ídolo de sua mocidade.
A própria Costa foi homenageada recentemente. Na novela “Garota do Momento”, ela virou personagem da história e também surgiu à frente das câmeras sob salva de palmas do elenco. Entre ficção de TV e realidade de parcerias longevas com nomes como Wisnik, os palcos hoje se tornaram generosos para a artista. Ovacionada ao fim do espetáculo, com um buquê de flores a tiracolo, ela entrou para a coxia do Teatro Cultura Artística apressada para o que vem pela frente.
noticia por : UOL