VÍDEO: Agentes mascarados detém estudante turca que demonstrou apoio a palestinos nos EUA; visto foi revogado


Rumeysa Ozturk, de 30 anos, foi abordada na rua, na região de Boston. Segundo advogado, ela foi levada para centro de detenção a 2.600 km de distância. Vídeo mostra imigração prendendo estudante nos EUA
Agentes de imigração dos EUA detiveram uma estudante de pós-graduação turca na região de Boston após ela demonstrar apoio aos palestinos na guerra entre Israel e Hamas.
Um vídeo mostra o momento em que homens e mulheres à paisana, alguns deles mascarados, abordam Rumeysa Ozturk, 30, em plena rua na cidade de Somerset. Ela é doutoranda na universidade de Tufts e, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA, teve seu visto revogado.
A ação ocorreu na última terça (25). Segundo o advogado que a representa, Ozturk foi levada do estado de Massachusetts para um centro de detenção em Basile, na Louisiana, a 2.600 km de onde morava.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Tricia McLaughlin, disse em um post na rede social X que as autoridades determinaram que Ozturk “se envolveu em atividades em apoio ao Hamas, uma organização terrorista estrangeira que tem prazer em matar americanos”.
“Um visto é um privilégio, não um direito”, disse McLaughlin. O departamento, contudo, não forneceu provas do apoio de Ozturk ao grupo terrorista Hamas.
Estudante turca é detida por agentes de imigração nos EUA após demonstrar apoio a palestinos
TMX via Reuters
source
Fonte: G1