Faye Hall foi libertada neste sábado (29), segundo o ex-representante dos EUA no Afeganistão, Zalmay Khalilzad. O paradeiro dos britânicos permanece desconhecido. A cidadã americana Faye Hall sentada entre dois homens.
Zalmay Khalilzad/Twitter
Faye Hall, presa pelo Talibã em 1º de fevereiro, foi libertada neste sábado (29). A informação foi confirmada por Zalmay Khalilzad, ex-representante especial dos EUA no Afeganistão.
“A cidadã americana Faye Hall, recém-libertada pelo Talibã, está agora sob os cuidados de nossos amigos, os catarianos em Cabul, e em breve estará voltando para casa”, publicou Khalilzad no X.
Uma fonte com conhecimento da libertação disse que Hall foi libertada após uma ordem judicial e com apoio logístico do Catar.
Hall foi recebida na embaixada do Catar em Cabul e confirmou que está com boa saúde após passar por uma série de exames médicos, disse a fonte, acrescentando que os preparativos para seu retorno aos EUA estavam em andamento.
Hall havia sido detida junto ao casal de aposentados britânicos, Barbie e Peter Reynolds, de 75 e 79 anos, pelo Ministério do Interior do Talibã. O trio estava no Afeganistão trabalhando em programas educacionais.
Barbie e Peter Reynolds, cidadãos britânicos detidos pelo Talibã
Arquivo Pessoal
O casal britânico, que já conduzia projetos educacionais no país há 18 anos, havia decidido permanecer no Afeganistão mesmo após a tomada de poder pelo Talibã. No entanto, ainda não há informações sobre o paradeiro de Barbie e Peter Reynolds.
Talibã proíbe mulheres de frequentar universidades no Afeganistão
source
Fonte: G1
Talibã liberta mulher americana detida com casal de aposentados britânicos
