A escritora brasileira Noemi Jaffe será uma das mediadoras de uma viagem pela Itália com roteiro baseado na chamada “tetralogia napolitana” de Elena Ferrante, sequência de livros que começa com “A Amiga Genial”, de 2011.
O projeto é uma iniciativa conjunta da Escrevedeira, escola dedicada a cursos de literatura e escrita da qual Jaffe é sócia, da agência Accetur Viagens e do Clube Ferrante.
“Já fizemos duas viagens temáticas para Morro da Garça (MG), onde se passa um dos contos de Guimarães Rosa. Esse será o nosso primeiro destino internacional”, conta Jaffe.
O passeio também será acompanhado pela jornalista Isabela Discacciati, que escreveu um livro sobre a obra da autora italiana. O roteiro de dez dias inclui Nápoles, Pompeia, Ilha de Ísquia e Caserta, locais retratados nos livros.
A viagem está prevista para outubro.
“Em setembro, vou dar uma oficina de escrita de diário aos participantes. Na última noite da viagem, a gente vai compartilhar o que foi produzido ao longo daqueles dias”, afirma Jaffe.
O cronograma também prevê leituras de trechos dos livros em lugares retratados na história e sessões de bate-papo.
“Elena Ferrante realmente conta histórias boas, com as quais os brasileiros se identificam. A imigração no Brasil é gigante, e o jeito napolitano de ser é muito brasileiro”, diz Jaffe.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL