quarta-feira, 2, abril , 2025 05:29

Ursos não bloquearam entrada do parque Yellowstone; imagem foi feita por IA

Imagem
Imagem: Reprodução

Funcionário citado em posts enganosos não trabalha no parque. Em nota ao UOL Confere, o parque nacional de Yellowstone informou “não tem qualquer funcionário chamado Henry Clawson”, apontado pelas postagens desinformativas como cientista da vida selvagem do local. A instituição ainda frisou que a imagem compartilhada nas redes sociais é falsa.

Post original foi publicado em perfil que usa fotos geradas por IA. Com o auxílio de uma busca reversa, verifica-se que agências de checagem norte-americanas apontaram a notícia como falsa (aqui, aqui e aqui, em inglês). A publicação original foi feita em 25 de fevereiro por um perfil que reúne fãs de ursos (aqui e abaixo) e publica imagens geradas a partir de inteligência artificial. Algumas delas são semelhantes às utilizadas pelos conteúdos desinformativos e mostram ursos espalhados ao longo de estradas (aqui, aqui e aqui).

Parque não registrou incidentes com ursos em estrada. Em seu site oficial (aqui, em inglês), o parque nacional de Yellowstone não emitiu qualquer alerta em 22 de março, data mencionada pelas peças enganosas como sendo o da suposta ocorrência com os ursos. O aviso mais recente é de 16 de março, sobre o fechamento da maioria das estradas de acesso ao parque por conta do plantio de sementes para a primavera (aqui, em inglês).

Yellowstone é o parque nacional mais antigo do mundo. Inaugurado em 1º de março de 1872, o parque faz parte do Patrimônio da Humanidade, segundo a Unesco, e abrange áreas de três estados dos EUA: Wyoming, Montana e Idaho. Tornou-se famoso por conta de seus gêiseres e fontes termais, além de ser o lar de espécies de ursos, alces e bisões, entre outras (aqui, em inglês). Na cultura pop, o local teria inspirado os cartunistas William Hanna e Joseph Barbera a criar o fictício parque de Jellystone, “lar” dos ursos Zé Colmeia e Catatau (aqui).

noticia por : UOL