quinta-feira, 3, abril , 2025 03:38

Governo Trump sobe o tom e ameaça país que retaliar: 'Sentem e absorvam'

A UE promete anunciar uma resposta nesta quinta-feira, enquanto o Brasil acaba de aprovar uma lei que permite uma retaliação contra os americanos. O projeto contou com o apoio de ruralistas e da base do governo.

Mas, imediatamente após o anúncio no qual Trump insistiu que estava sendo “gentil”, seu governo correu para fazer ameaças.

Falando à imprensa aliada ao governo, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, advertiu que qualquer retaliação sofrida pelos EUA a partir de agora será rebatida com um aumento ainda maior das taxas contra aquele governo que tenha tomado a iniciativa de responder.

?”Meu conselho para todos os países neste momento é: não retaliem”, disse Bessent. “Sentem-se, absorvam a situação e vejamos como ela se desenrola. Porque se você retaliar, haverá uma escalada. Se você não retaliar, esse é o ponto alto.”

Questionado se a China iria retaliar, Bessent rebateu. “Meu conselho para todos os países neste momento é que não retaliem. Sentem-se, absorvam a situação. Vamos ver o que acontece, porque se você retaliar, haverá uma escalada. Se não retaliarem, este é o ponto alto”, alertou.

A fala do secretário foi interpretada por parceiros comerciais como um sinal de que a guerra comercial pode ser uma realidade. O governo Trump espera que seu gesto obrigará países a negociar com os americanos.

noticia por : UOL