sexta-feira, 18, abril , 2025 12:11

Mais de 1.600 denúncias de maus-tratos a animais foram registradas no Rio em 2024

Mais de 1.600 denúncias de maus-tratos a animais foram registradas no Rio em 2024

No ano de 2024, o total de chamados para o sistema foi 5.872

Reprodução

Mais de 1.600 chamados foram feitos para a Central 1746, da Prefeitura do Rio, solicitando visita técnica para animais em situação de maus tratos nos primeiros quatro meses do ano. Apenas no primeiro final de semana de abril, a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais resgatou 13 animais em situação de abandono. 
 
No ano de 2024, o total de chamados para o sistema foi 5.872. 
 
Esse aumento no número de abandonos é sentido para quem ajuda na causa animal. A protetora Flavia Correa trabalha no Gatos do Campo de Santana, no Centro do Rio, e segundo ela, filhotes e adultos são abandonados no lugar todos os dias. 
 
Em uma contagem feita em fevereiro deste ano, o Campo de Santana possuía mais de 150 gatos. Segundo ela, as protetoras que trabalham na causa precisaram fazer um acordo com uma parceira do projeto para dar lar aos animais em tratamento. 

Os abandonos no final do ano e início desse ano foram bem cruéis, entendeu? Gatos assim, praticamente morrendo. E uma amiga do projeto, que fazia lar temporário pra gente durante muito tempo se mudou, mas permaneceu com a casa dela no Rio. Então, a gente fez um combinado com ela que a gente pagava a funcionária que ela tinha para a menina não perder o emprego e ela ficava cuidando dos nossos gatos em tratamento e filhotes e mães porque no campo não tem condições de ter filhotes

Além do trabalho independente de protetores, os abrigos da capital fluminense estão em capacidade máxima. A Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, está com 900 animais, entre 550 gatos e 350 cães. 
 
Para o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, o trabalho da pasta tem sido de enxugar gelo devido a falta de capacidade dos abrigos e da falta de conscientização das pessoas em relação ao abandono de animais. 
 
Ele fala sobre o que o carioca deve fazer ao se deparar com um animal abandonado. 

O cidadão deve acionar a prefeitura através da nossa central 1746. É muito importante também denunciar na delegacia de proteção no meio ambiente, a DPMA, que é uma delegacia especializada que cuida de crimes ambientais contra os animais. Nós temos recebido um número absurdo de pedidos de resgate e denúncias mais terríveis de muita crueldade contra os animais, é muito triste e revoltante o ser humano vem fazendo com os animais

O abandono e os maus tratos aos animais é crime, com penas que de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para caso de maus-tratos contra animais domésticos, a pena aumenta para reclusão de dois a cinco anos 

noticia por : UOL