Descontente com ataques da Rússia. Ontem, Donald Trump demonstrou descontentamento com os ataques russos contra Kiev, alertando que Vladimir Putin, presidente da Rússia, deve interromper a ofensiva. “Não estou satisfeito com os ataques russos em Kiev”, escreveu. “Desnecessário e em péssimo momento. Vladimir, PARE! 5 mil soldados estão morrendo por semana. Vamos CONCLUIR o acordo de paz!”, cobrou.
Trump acusa Zelensky de prolongar a guerra. As críticas feitas ao presidente russo foram feitas um dia depois do republicano acusar Volodymyr Zelensky de prolongar a guerra ao não concordar com uma proposta de paz dos EUA. O líder da Ucrânia, caso aceite o acordo, terá de ceder o controle de todo o território controlado pela Rússia na Ucrânia para Moscou.
Em uma coletiva de imprensa em Pretória, Zelensky reiterou que não reconheceria a Crimeia como russa. A questão da península, anexada por Moscou em 2014, está no centro das tensões com Washington, que tem buscado costurar um acordo de paz favorável a Moscou. “Estamos fazendo tudo o que nossos parceiros propuseram, exceto o que contradiz nossa legislação e a Constituição”, que estipula que a Crimeia é parte da Ucrânia, indicou Zelensky.
EUA de olho em terra raras

O acordo é visto como essencial pela Ucrânia para continuar com o apoio dos Estados Unidos. O presidente Trump, por outro lado, tem interesse na exploração dos recursos minerais em território ucraniano.
noticia por : UOL