segunda-feira, 28, abril , 2025 02:50

Coreia do Norte confirma pela 1ª vez envio de tropas à Rússia, diz agência


No final de 2024, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, já havia afirmado que norte-coreanos lutaram ao lado de soldados russos contra a Ucrânia. Ataque russo com míssil mata mulher e fere 5 pessoas na região central da Ucrânia, em 12 de março de 2025.
Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia/Divulgação via Reuters
A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez neste domingo (27) que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra com a Ucrânia sob as ordens do líder Kim Jong Un.
O país disse que suas tropas fizeram uma contribuição importante para a “libertação do território russo ocupado pela Ucrânia”.
No final de 2024, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, já havia afirmado que tropas norte-coreanos lutaram ao lado de soldados russos contra a Ucrânia.
Na ocasião, Rutte disse que o envio representava “uma escalada significativa da guerra ilegal da Rússia”.
“Eu posso confirmar que tropas da Coreia do Norte foram enviadas para a Rússia, e que unidades militares norte-coreanas foram deslocadas para a região de Kursk (no extremo leste da Rússia)”, disse ele, na época.
A informação sobre o envio de tropas da Coreia do Norte foi levantada pela primeira vez no início de outubro de 2024 pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com base no serviço de inteligência de seu país.
Dias depois, o serviço de espionagem da Coreia do Sul– tecnicamente ainda em guerra com a Coreia do Norte — também confirmou a movimentação, e disse ter identificado que soldados norte-coreanos foram enviados a bases no extremo leste da Rússia para treinar.
Ataque de mísseis e drones na capital da Ucrânia deixa mortos
source
Fonte: G1