Na noite desta terça-feira (29), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) participou da Sessão Solene de recondução do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Júlio César dos Santos, e da posse dos 19 diretores-gerais dos campi da instituição para a gestão 2025-2029. O evento, realizado em Cuiabá, reuniu autoridades, servidores, estudantes de todo o estado e a população em geral.
Em sua fala, Barranco destacou o papel estratégico do IFMT no desenvolvimento de Mato Grosso. “O IFMT é muito mais que uma instituição de ensino, é um verdadeiro agente de transformação social! Aqui se planta conhecimento e se colhe cidadania, dignidade, soberania popular. É por isso que jamais aceitaremos retrocessos ou cortes em educação. Enquanto eu tiver voz na Assembleia, o IFMT terá um aliado incondicional”.
O deputado ainda fez questão de lembrar a história da expansão do Instituto, relacionando diretamente com os investimentos realizados durante os governos petistas. “Até 2002, Mato Grosso tinha apenas dois campi do Instituto Federal. Foi nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma que a educação virou prioridade de fato, com a criação de 18 novos campi. Hoje, temos três novos sendo construídos, com isso chegaremos a 23 unidades no estado! Essa trajetória é prova concreta de que, quando o governo tem compromisso com o povo, a educação avança e transforma realidades”.
Atualmente, o IFMT atende mais de 30 mil estudantes e conta com uma comunidade de mais de 2 mil servidores, espalhados por praticamente todas as regiões de Mato Grosso. A instituição oferece cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional, sendo uma referência nacional em ensino público de qualidade.
Também presente na solenidade, a diretora administrativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex-deputada federal, professora Rosa Neide, lembrou das lutas históricas para consolidar a rede federal no estado. “O IFMT é uma das maiores conquistas do povo mato-grossense. Nós lutamos por cada campus, por cada laboratório, por cada vaga aberta para a juventude e seguimos firmes, porque sabemos que sem educação pública forte, não há país justo nem soberano”.
Reconduzido ao cargo de reitor, Júlio César dos Santos, agradeceu o apoio da comunidade acadêmica e reforçou os compromissos da nova gestão. “Nossa missão é garantir que cada campus do IFMT continue sendo um farol de conhecimento, inclusão e esperança. Vamos ampliar ainda mais o diálogo com os territórios, respeitar a diversidade e garantir educação de excelência para todos, com justiça social e desenvolvimento humano”.
Também prestigiaram a cerimônia, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa; a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.
Fonte: ALMT – MT
FONTE : MatoGrossoNews