Jornalista gaúcha, que trabalha na mídia do Vaticano, foi a escolhida para ler a Oração Universal em português em cerimônia nesta quarta-feira (7) e revelou ao g1: ‘Foi um momento de muita ansiedade’. g1 no Vaticano: brasileira que fez prece na missa diz que ficou muito ansiosa
Andressa Collet, a brasileira que leu a Oração Universal em português na missa de abertura do conclave nesta quarta-feira (7), deu uma entrevista ao g1 e contou o que sentiu ao participar do momento histórico.
“Foi um momento muito especial pra mim, mas também de muita responsabilidade para a Igreja – e de muita ansiedade. Eu chamei o Espírito Santo, porque era uma celebração importantíssima. Fui bem concentrada, não olhei para os lados para não ter nenhuma desorientação”, revelou.
AO VIVO: acompanhe o conclave em tempo real
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
g1 no Vaticano: brasileira que leu oração se emociona ao lembrar de Francisco
A gaúcha de Erechim, que vive em Roma com o marido e os dois filhos, trabalha na mídia do Vaticano. Ela se emocionou ao relembrar o primeiro encontro que teve com o papa Francisco.
“Foram várias ocasiões, felizmente, que eu tive com o Papa Francisco. No meu primeiro encontro com ele, que foi ao final de uma transmissão de missa de Páscoa, um ano antes de eu ter o meu filho, eu fui conversar com ele com a foto da minha irmã, que queria muito engravidar. Eu pedi pra ele uma benção e ele disse: ‘reza para São Raimundo Nonato’. A gente rezou. Infelizmente, minha irmã não conseguiu essa graça, mas eu, um mês depois, descobri que estava grávida do Leonardo”, contou ela, falando do filho mais velho.
Segundo a brasileira, em outras ocasiões, Francisco também abençoou os dois filhos dela: Leonardo e o caçula, Lorenzo, ainda em sua barriga. “O papa Francisco vai ser inesquecível. Já deixa tanta saudade… Foi muito difícil a gente trabalhar a última semana”, exaltou.
Quem é Andressa Collet?
Brasileira lê Oração Universal durante missa de abertura do conclave
Andressa é natural de Erechim, Rio Grande do Sul, e atua como jornalista especializada em assuntos religiosos no Vaticano, colaborando com o Vatican News. Ela mora na Itália há mais de uma década com o marido e filhos. Durante a pandemia, ganhou destaque ao relatar a rotina de Roma em quarentena para veículos brasileiros.
Ao participar da missa de abertura do conclave, a brasileira entrou para a história como uma das vozes femininas que ajudam a moldar uma nova era na Igreja.
Nas redes sociais, Andressa compartilha bastidores do Vaticano e reflexões sobre espiritualidade. Seu trabalho une jornalismo, fé e representatividade.
Em 2024, quando o papa Francisco recebeu brasileiros no Vaticano em um encontro privado, ela teve a iniciativa de levar a bandeira do Brasil. Quando o pontífice morreu, ela compartilhou recordações de momentos que teve com ele:
“Foi um papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior.”
Brasileira lê preces em português durante missa de abertura do conclave
Reprodução/Vatican News
Andressa com o marido e o filho na Praça São Pedro, no Natal de 2018
Arquivo pessoal
source
Fonte: G1
Andressa Collet, brasileira que participou da missa de abertura do conclave, se emociona ao relembrar encontro com Francisco
