Segundo o republicano, poderá haver isenções em alguns casos, como quando países oferecerem condições comerciais ‘significativas’. Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em 5 de maio de 2025.
Reuters/Leah Millis
O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (9) que os Estados Unidos manterão uma tarifa básica de 10% sobre produtos importados, mesmo após a assinatura de acordos comerciais.
“Sempre teremos uma tarifa básica de 10%”, disse, ao declarar que novos acordos serão anunciados nas próximas semanas.
Segundo o republicano, poderá haver isenções em alguns casos, como quando países oferecerem condições comerciais “significativas”.
O governo dos EUA abriu negociações com diversas nações desde a implementação das “tarifas recíprocas”. No início de abril, Trump anunciou taxas de 10% a 50% sobre mais de 180 nações, e dias depois suspendeu a medida para abrir negociações.
O primeiro acordo foi anunciado nesta quinta-feira (8), com o Reino Unido. Os EUA mantiveram uma tarifa de 10% sobre os produtos britânicos importados, enquanto a região concordou em reduzir de 5,1% para 1,8% as taxas sobre itens americanos, além de fornecer aos EUA maior acesso aos seus mercados.
Reportagem em atualização.
source
Fonte: G1
Trump diz que EUA manterão tarifas de 10% mesmo após acordos comerciais
