Em relatos na imprensa local, os vizinhos explicaram que a indignação ocorreu por conta da recusa por parte da polícia em mostrar uma ordem judicial para a prisão da brasileira.
A filha da brasileira presa acabou sendo presa, sob a acusação de colocar uma criança em perigo, perturbar a paz, conduta desordeira e resistência à prisão.
Etel Haxhiaj, vereadora da cidade, se mostrou indignada. Num vídeo no qual ela critica um policial, a representante insiste que “nada daquilo era necessário”. “Vocês não precisavam ter colocado seu rosto no chão”, disse. “Estou aqui para proteger minha comunidade”, insistiu.
A polícia também prendeu Ashley Spring, de 38 anos, uma ativista local do setor da educação. Ela foi acusada de empurrar policiais quando tentavam prender a jovem e de jogar uma substância líquida desconhecida sobre eles.
Uma declaração do administrador da localidade, Eric D. Batista, confirmou a tensão. “A série de eventos foi sem dúvida perturbadora e a filmagem de uma família sendo separada é angustiante”, disse.
Protesto no Dia das Mães
O prefeito de Worcester, Joseph Petty, também criticou a operação e lamentou que esse pode não ser o último caso. “Estou perturbado ao ouvir sobre os eventos de hoje envolvendo o ICE. Como alguém que se orgulha de liderar uma cidade acolhedora, estou arrasado ao ouvir sobre a separação de uma família, especialmente com o Dia das Mães se aproximando”, disse ele. “O medo de que o ICE separe uma família é o pior pesadelo de muitas pessoas em nossa cidade”, completou.
noticia por : UOL