segunda-feira, 12, maio , 2025 01:41

PKK curdo anuncia dissolução e fim de luta armada contra o Estado turco

“O PKK cumpriu sua missão histórica” e conduziu “a questão curda a um ponto em que pode ser resolvida por meio de uma política democrática”, acrescentou em seu comunicado, citado pela agência pró-curda ANF.

O partido do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o AKP, classificou a notícia como um “passo importante para uma Turquia livre do terror” e enfatizou que o processo de desarmamento será “meticulosamente supervisionado”.

O ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, comemorou uma “decisão histórica e importante” para a paz no país, onde os curdos representam cerca de 20% da população, e na região.

O anúncio aconteceu após o líder histórico do PKK, Abdullah Öcalan, ter feito um apelo da ilha-prisão de Imrali em 27 de fevereiro para que o grupo cessasse as hostilidades e iniciasse conversações para a dissolução.

“Este não é o fim, mas um novo começo”, declarou Duran Kalkan, membro do comitê executivo do PKK, durante o congresso do grupo, segundo a agência pró-curda Mezopotamya.

– “Solução democrática” –

O porta-voz do AKP, Omer Celik, declarou que se a decisão “for aplicada na prática em todas as suas dimensões”, abrirá a porta para uma nova era.

noticia por : UOL