Um novo bloqueio atmosférico que chega à região centro-sul do país nesta quarta-feira (14) vai deixar as temperaturas mais altas pelo menos até o dia 20 no estado de São Paulo.
Como característica do outono, as madrugadas e as manhãs ainda devem continuar com os termômetros marcando temperaturas amenas, mas o sol e a diminuição da umidade relativa do ar devem fazer com que o calor aumente durante o dia.
Segundo o Climatempo, as máximas podem ficar entre 3°C e 5°C acima da média para o mês de maio em grande parte do país, entre Rondônia e Santa Catarina, passando por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro e Paraná.
Mais a oeste desses estados e todo o Rio Grande do Sul, os termômetros podem ficar até mais de 5°C acima da média.
O meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, diz que esse padrão mantém o tempo firme e ensolarado, dando início ao segundo veranico do mês no país —um período mais prolongado de estiagem e temperaturas elevadas em pleno outono.
Nesta quarta, de acordo com a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a região metropolitana ainda deve manter temperaturas amenas, com as mínimas oscilando em torno dos 14°C, enquanto as máximas podem superar os 23°C. No final do dia, a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade, porém não há condição de chuva.
Nos dias seguintes, as temperaturas devem subir gradativamente, com as mínimas entre 15°C e 18°C de madrugada e máximas entre 27°C e 28°C, principalmente, a partir do fim de semana.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a média máxima climatológica para o mês de maio na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, é de 23,4°C, enquanto a média mínima é de 14,7°C.
Em 2024, a média máxima ficou em 27,3°C, ou 3,9°C acima do padrão; e a média mínima foi de 18,2°C, ou 3,5°C acima do esperado. A tendência é que o atual mês de maio seja igualmente quente em comparação ao do ano passado.
De acordo com o Climatempo, o interior do estado já deve sentir calor nesta sexta-feira (17), com máximas de 30°C em Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras, e 29°C em Votuporanga e Sertãozinho.
No sábado (18), Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem alcançar os 31°C.
O problema é que, conforme a temperatura aumenta nesse bloqueio atmosférico, a umidade do ar tende a baixar a níveis preocupantes. De acordo com os dados dos institutos, nos dias mais quentes a umidade pode ficar abaixo dos 30%, sendo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) determina que níveis menores que 60% já são prejudiciais aos seres humanos, além de serem cenário propício para as queimadas, como as que poluíram São Paulo no ano passado.
noticia por : UOL