quinta-feira, 15, maio , 2025 10:27

'Você não sabe para onde sua imagem vai': os riscos do reconhecimento facial | Podcast UOL Prime #70

Basta você ir a um prédio e, em vez de se identificar citando um documento, mostrar seu rosto para uma câmera e liberar o acesso. Sistemas de reconhecimento facial estão se espalhando em condomínios e em prédios comerciais.

O uso de biometria facial é vantajoso, pois nos permite entrar em um local em questão de segundos. Mas também é uma informação definida como sensível pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ela permite a identificação única da pessoa, e o vazamento é considerado grave, pois se trata de uma informação imutável.

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, entrevista o repórter Guilherme Tagiaroli sobre a reportagem “‘Fiquei presa no prédio por recusar biometria facial’: entenda seu direito“, que fala sobre os dilemas do uso da tecnologia para controle de acesso em diferentes ambientes.

“Iniciativas de reconhecimento facial começaram a se popularizar durante a pandemia por uma questão higiênica. Nos últimos três anos, houve um barateamento da tecnologia”, diz Tagiaroli.

O episódio trata do limbo jurídico da tecnologia. Vários locais a implementam, mas ainda não há regras claras.

A ausência de jurisprudência sobre o reconhecimento facial alimenta a tensão entre moradores, síndicos e administradoras de condomínios.

“O condomínio talvez não tenha noção da importância que é o cuidado com o rosto das pessoas”, diz Tagiaroli. “O vazamento de dados tão sensíveis pode trazer uma série de consequências.”

Especialistas argumentam que a utilização de informações do rosto de uma pessoa não deveria ser banal, mas submetido a rigorosas práticas de segurança e privacidade.

O uso indiscriminado do mecanismo facilita a ação de golpistas, que podem usar imagens vazadas para acessar a conta gov.br ou abrir contas bancárias em nome da vítima.

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) planeja criar uma regra para o assunto até o fim de 2025.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

noticia por : UOL