“O apoio do Governo do Estado é fundamental para fortalecer os eventos, principalmente dessa magnitude, e ajuda a movimentar o comércio local”, destacou o proprietário de hospedagem em Chapada dos Guimarães, Eduardo Godoi.
“Vemos a participação do Governo em todos os eventos que temos aqui em Chapada dos Guimarães. Eu tenho uma casa de aluguel de temporada e esses eventos são benéficos para nós. O pessoal vem, aproveita visitas, vai em cachoeiras e se hospeda por aqui”, completou o proprietário da Iron House.
Com apoio institucional do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Chapada dos Guimarães sediou, nos dias 17 e 18 de maio, a 1ª Meia Maratona promovida pela Ultramacho. O evento atraiu 1.400 atletas de mais de 40 cidades e 8 estados brasileiros, movimentando a cadeia econômica local e destacando o potencial turístico da região.
O projeto Descubra Mato Grosso, coordenado pela Secretaria Adjunta de Turismo, levou informações sobre os atrativos turísticos do estado aos visitantes e atletas, fortalecendo a estratégia do Governo do Estado de promoção do turismo.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, agradeceu a escolha da cidade e afirmou que eventos como esses, apoiados pelo Governo, movimentam a economia local.
“A cidade é de todos vocês. A presença dos turistas aqui contribui com o nosso comércio, a nossa cidade. E que a natureza possa abraçar e que a gente possa levar a mensagem do evento pra todo lugar, que o homem precisa conviver com a natureza”, disse o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que a Pasta está envolvida nas mais diversas pautas ligadas ao desenvolvimento, com o intuito de movimentar os municípios.
“Apoiar eventos como a Meia Maratona de Chapada é uma forma eficaz de fortalecer a economia regional e dar visibilidade a Mato Grosso. Atletas e visitantes consomem nos hoteis, restaurantes, no comércio e voltam para casa com uma imagem positiva. A Sedec atua em variadas escalas de promoção do desenvolvimento regional com ações em diversas frentes para fomentar a cadeia de emprego e renda do nosso Estado”, afirmou César Miranda.
A Meia Maratona reforça o posicionamento do Estado no incentivo a eventos que integram esporte, turismo e desenvolvimento regional, alinhado às políticas públicas de valorização das potencialidades locais.
Para a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, o apoio do Governo vai além do incentivo ao esporte.
“Estamos promovendo o turismo de experiência. Chapada dos Guimarães é um destino estratégico e com ações como o Descubra Mato Grosso, conseguimos apresentar nossos atrativos para novos públicos, fomentando o desenvolvimento sustentável das regiões turísticas”, afirmou a adjunta.
Ultramacho
O evento contou com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, além de categorias infantis e juvenis, reunindo desde atletas iniciantes até corredores de alta performance. O público feminino foi maioria, com 53% das inscrições, mostrando o protagonismo das mulheres no esporte.
Fonte: Governo MT – MT
FONTE : MatoGrossoNews