domingo, 28, junho , 2026 02:24

Argélia e Áustria fazem duelo cheio de emoção e avançam na Copa do Mundo

Último jogo valendo vaga na fase de 32 seleções da Copa do Mundo, na madrugada deste domingo (28), o duelo entre Argélia e Áustria começou com a possibilidade de que fizessem um “jogo de compadres”, para empatarem e ambas se classificarem ao mata-mata.

Ao contrário, o confronto acabou se tornando um dos espetáculos mais emocionantes desta edição da Copa, com dois gols na prorrogação, o primeiro eliminando momentaneamente a Áustria e o segundo classificando as duas seleções com o empate por 3 a 3 no estádio Arrowhead, em Kansas City.

Sobrou para o Irã, que dependia de uma vitória de um dos lados para ir ao mata-mata como um dos oito melhores terceiros colocados e acabou eliminado.

Com a Argentina já assegurada como primeira, o Grupo J teve a Áustria como segunda colocada e a Argélia como terceira, ambas com 4 pontos.

Assim, a seleção africana entrou como uma das melhores terceiras e enfrentará a Suíça na sexta-feira (3). A Áustria, por sua vez, terá pela frente a Espanha, primeira do Grupo H, na quinta (2).

No início do jogo, até que os jogadores passaram a impressão de um jogo combinado, com jogadas sem muito efeito e pouca objetividade no ataque de ambos os lados.

Mas depois da parada para hidratação os ânimos mudaram e as seleções começaram a procurar mais o ataque. Os austríacos se mostraram mais organizados e logo chegaram ao gol, aos 27min, com o atacante Arnautovic.

Alaba fez um lançamento direto da defesa para o camisa 7. Na corrida, já dentro da área, ele dominou a bola com um toque e com o bico da chuteira tirou do goleiro Benbot, abrindo o placar.

Com a derrota, a Argélia seria eliminada. Por isso, partiu para cima do rival. Aos 32min, Belghali recebeu na entrada da área e bateu cruzado e rasteiro, mas a bola foi para fora.

Aos 35min, Maza fez uma ótima jogada, passando por três marcadores, porém perdeu o equilíbrio e chutou de canhota para fora.

A Áustria se manteve ativa no ataque, mas sem efetividade. Enquanto isso, a Argélia aumentava a pressão e quase empatou aos 39min. Na direita, Mahrez pedalou e passou para Chaïbi. O camisa 10 chutou de perna esquerda e acertou em cheio a trave esquerda do goleiro Schlager.

Aos 43min, Maza teve outra boa oportunidade, mas o goleiro austríaco defendeu. Dois minutos depois, Belghali não perdoou.

Mahrez salvou um lançamento longo, em que a bola bateu na bandeirinha de escanteio, e passou para Belghali. O atacante entrou na área, cortou dois marcadores e bateu de esquerda no ângulo de Schlager, empatando a partida.

O segundo tempo teve o mesmo roteiro. A Áustria voltou a ficar na frente do marcador aos 9min. Laimer chegou à linha de fundo, pela direita, e cruzou rasteiro para trás. Sabitzer chegou de frente e bateu de chapa no canto esquerdo de Benbot.

Dessa vez, porém, nem deu tempo para comemorar direito, porque a Argélia empatou novamente, aos 14min, em ótima trama do ataque.

Aouar foi até a linha de fundo na esquerda, passou pelo marcador e cruzou rasteiro para o outro lado da pequena área. Chegando sozinho, Mahrez chutou forte para igualar o marcador.

Argélia finge ‘jogo de compadres’

Depois da parada para hidratação, ocorreram a parte mais sonolenta e, depois, a mais emocionante do confronto.

Os jogadores argelinos passaram a tocar a bola de um para o outro no meio de campo, sem buscar jogadas no ataque. Isso arrancou vaias da torcida na arquibancada, que achava que estaria ocorrendo o possível “jogo de compadres”.

Os jogadores austríacos também deveriam estar pensando da mesma forma, já que não pressionavam para tomar a bola e ficavam apenas observando.

No entanto, aos 47min, a Argélia inesperadamente deu o bote. Mahrez foi lançado dentro da área, dominou e, de frente para Schlager, chutou no canto direito, fazendo 3 a 2 e, naquele momento, eliminando a Áustria do Mundial.

Seria a vingança do Jogo da Vergonha entre Áustria e Alemanha Ocidental da Copa da Espanha, em 1982, que acabou eliminando a própria Argélia? Talvez fosse essa a intenção, mas não deu certo.

Aos 50min, o técnico austríaco Ralf Rangnick colocou em campo o atacante Kalajdzic, de 2 metros de altura.

Na jogada seguinte, em jogada alçada na área argelina, Kalajdzic testou para o gol e voltou a empatar: 3 a 3, para delírio da torcida e dos jogadores, antes do apito final.

noticia por : UOL