domingo, 28, junho , 2026 01:04

Irã e Estados Unidos intensificam ataques e ameaçam escalada

As Forças ​Armadas dos EUA informaram anteriormente que haviam atacado ⁠o Irã novamente, horas depois ​que um petroleiro foi atingido no Estreito de Ormuz, a rota de transporte de energia mais importante ⁠do mundo, que Teerã manteve praticamente fechada durante a maior parte do conflito.

“Pode ​chegar um momento em que não seremos mais capazes de agir com sensatez e seremos forçados a concluir militarmente a tarefa que iniciamos com muito sucesso”, disse Trump nas redes sociais.

“Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá ‌mais!”, acrescentou ele.

O acordo de paz provisório de 14 pontos ‌tinha como objetivo interromper ​os combates, iniciados pelos EUA e por Israel em 28 de fevereiro, e reabrir o estreito enquanto as negociações sobre questões como o programa nuclear do Irã prosseguiam.

VIOLÊNCIA E ACUSAÇÕES SEGUEM ACORDO DE PAZ

Uma rodada de negociações mediadas, liderada pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance, e pelo presidente do ‌Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, foi realizada na Suíça há uma semana, e Washington suspendeu as sanções contra Teerã, mas os combates foram retomados e se intensificaram desde então.

noticia por : UOL