O líder ucraniano, em seus primeiros comentários em resposta, insinuou que Trump está repetindo desinformação sobre a situação que, segundo ele, vinha de Moscou.
“Como estamos falando de 4%, vimos essa desinformação, entendemos que ela vem da Rússia”, disse Zelenskiy em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão ucraniana.
“O presidente Trump… infelizmente vive nesse espaço de desinformação”, acrescentou. “Em torno de Trump há uma bolha de desinformação.”
Trump fez os comentários na terça-feira, ao mesmo tempo em que também acusou Zelenskiy de iniciar a guerra contra a Rússia.
A diplomacia acelerada sobre a Ucrânia, que começou com uma ligação de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, há uma semana, disparou o alarme na Ucrânia e nas capitais europeias de que os dois líderes poderiam fazer um acordo rápido que ignore seus interesses de segurança, recompense Moscou pela invasão e deixe Putin livre para ameaçar a Ucrânia ou outros países no futuro.
Trump enviou seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, a Kiev na semana passada com um acordo de acesso aos recursos naturais da Ucrânia. Zelenskiy disse a repórteres nesta quarta-feira que não assinou o acordo porque ele não oferecia nenhuma garantia em troca.
noticia por : UOL