Papa Francisco dormiu bem e apresenta melhora, diz Vaticano

O Vaticano fez uma avaliação amplamente otimista de sua saúde na noite de quarta-feira, dizendo que houve uma “nova e leve melhora” em sua condição.

Afirmou ainda que uma “insuficiência renal leve” relatada no fim de semana havia sido resolvida. No entanto, disse que seu prognóstico ainda era “cauteloso”, o que significa que ele ainda não estava fora de perigo.

O Vaticano está emitindo breves declarações no início da manhã, seguidas de avaliações mais detalhadas à noite, preparadas por seus médicos, com o objetivo de combater a disseminação de desinformação nas redes sociais.

Na quarta-feira, o Vaticano disse pela primeira vez que o papa estava recebendo fisioterapia respiratória, que normalmente tem como objetivo melhorar a função pulmonar, limpar secreções e tornar a respiração mais eficiente.

Francisco, que sofreu vários problemas de saúde nos últimos dois anos, é propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

A pneumonia dupla é uma infecção grave dos dois pulmões que pode inflamar e causar cicatrizes, dificultando a respiração. O Vaticano disse que Francisco sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” no sábado, mas não houve reincidência.

noticia por : UOL