sexta-feira, 4, abril , 2025 05:57

Israel ataca bases militares, infraestrutura e mata militantes armados na Síria

Israel lançou ataques aéreos em bases aéreas militares e locais de infraestrutura nas cidades sírias de Damasco, Hama e Homs na quarta-feira (2), informou o exército israelense.

O ataque destruiu quase completamente o aeroporto militar de Hama e deixou dezenas de feridos entre civis e militares, disse o Ministério das Relações Exteriores da Síria em um comunicado.

Nesta quinta-feira (3), o exército israelense afirmou ter matado vários militantes armados durante a incursão noturna na região de Tasil, no sul da Síria. As tropas israelenses foram atacadas durante a missão e responderam com ataques terrestres e aéreos.

Israel e Síria têm visto um aumento na violência ao longo da fronteira após a instalação de uma nova liderança liderada por islamistas na Síria, após a destituição de Assad do poder.

Israel declarou que não tolerará a presença de militantes islamistas no sul da Síria e enviou suas tropas para a zona fronteiriça. A liderança síria afirmou que não pretende abrir uma frente contra Israel.

O país passou anos realizando ataques aéreos na Síria durante o governo do ex-presidente Bashar al-Assad, visando instalações militares ligadas ao Irã e transferências de armas de Teerã destinadas ao grupo armado libanês Hezbollah, que estava implantado em território sírio.

Essa rota de armas foi cortada quando Assad foi derrubado, mas Israel manteve seus ataques às bases militares sírias.

Os ataques visaram o aeroporto militar em Hama e as proximidades do centro de pesquisa científica no bairro de Barzeh, em Damasco, disseram a mídia estatal síria e autoridades.

Israel bombardeou as instalações do centro de pesquisa logo após Assad ser deposto por rebeldes islamistas em 8 de dezembro, alegando que era usado para desenvolver mísseis guiados e armas químicas.

Em Hama, uma fonte militar síria disse à Reuters que uma dúzia de ataques demoliu as pistas, a torre, os depósitos de armas e os hangares do aeroporto militar.

“Israel destruiu completamente a base aérea de Hama para garantir que não seja usada. Este é um bombardeio sistemático para destruir as capacidades militares das principais bases aéreas do país”, disse a fonte.

A base aérea de Hama, a oeste da cidade, é uma das principais do país, usada extensivamente durante o conflito de 13 anos entre Assad e os rebeldes antes de eles o derrubarem.

Israel também disse na quarta-feira que visou a base aérea T4 na província de Homs, que tem atacado repetidamente na última semana.

noticia por : UOL