sábado, 19, abril , 2025 01:14

MSP se pronuncia e diz não autorizar criação de tiras da Turma da Mônica com I.A

Em nota à Band, a MSP Estúdios, empresa fundada por Maurício de Sousa e que reúne obras da Turma da Mônica, afirmou que acompanha de forma atenta a força das artes feitas com I.A e que não autoriza a criação de tiras com base no estilo do autor. 

“O uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa”, pontua a MSP. 

Na nota, a MSP afirma que tem ciência que a I.A é uma tecnologia que se estabelece como aliada de processos criativos em frentes da indústria cultural. “Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística”, diz. 

Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados. – MSP Estúdios. 

O estúdio diz que ao reproduzir o traço, a I.A ecoa, de forma limitada, “uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo”. 

noticia por : UOL