sábado, 19, abril , 2025 04:50

PM é investigado por intermediar morte de Renato Nery

VANESSA MORENO

DO REPORTÉR MT

O cabo da Polícia Militar Jackson Pereira Barbosa, alvo da operação “Office Crime – o Elo” deflagrada pela Polícia Civil nessa terça-feira (08), está sendo investigado pela morte do advogado Renato Nery, ocorrida em julho do ano passado. Segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Abreu, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o militar pode ser um dos intermediários do assassinato.

Jackson foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido em um condomínio de luxo, localizado em Primavera do Leste (234 km de Cuiabá), onde mora. No mesmo dia, outros investigados também foram alvos de busca e apreensão e também de medidas cautelares.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS: PM afastado por espancar homem com barra de ferro é investigado por morte de Renato Nery

Esse é o segundo mandado de busca cumprido no mesmo condomínio, já que em novembro de 2024 vizinhos do policial tiveram a casa vasculhada na primeira fase da Operação Office Crime.

Os alvos são acusados de criar um escritório do crime para planejar a morte de Renato Nery. O advogado foi morto a tiros em frente ao seu escritório, na avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá, no dia 5 de julho do ano passado. A DHPP aponta que a principal motivação do crime é uma disputa de terras.

Além do assassinato de Renato Nery, o policial militar Jackson Pereira Barbosa esteve envolvido, no dia 2 de abril, no espancamento de um homem em Primavera do Leste. Ele foi filmado agredindo a vítima com uma barra de ferro e foi afastado do cargo.

LEIA MAIS: Policiais são flagrados espancando homem com barra de ferro; vídeo

O militar também chegou a ser preso em março de 2022, durante ações da Operação Simulacrum, por suspeita de integrar um grupo de extermínio, que simulava confrontos com supostos criminosos para matá-los. Ao todo, cerca de 24 pessoas foram mortas e outras quatro foram vítimas de tentativa de homicídio. Um dos objetivos dos policiais seria obter promoções e colocar seus batalhões em evidência.

LEIA MAIS: Sargentos, tenentes, capitães e soldados são investigados por supostas execuções

FONTE : ReporterMT