segunda-feira, 21, abril , 2025 12:48

Refeição em 2D? Restaurante simula ambiente de caderno de desenho

Eclosão em Aquiraz
divulgação/Apremace

Eclosão em Aquiraz

A região de Aquiraz, no litoral leste do Ceará, tem se destacado como um dos pontos importantes de  desova, preservação e nascimento de tartarugas marinhas no estado.

Das cinco espécies ameaçadas de extinção que existem no mundo, quatro já foram identificadas em Aquiraz: a tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente, a tartaruga oliva e a tartaruga-cabeçuda.

A única que ainda não foi registrada na região é a tartaruga-de-couro, uma das maiores já conhecidas. Num outro ponto, já na capital cearense, a Praia do Futuro tem uma faixa importante de praia onde as tartarugas voltam para desovar todo o ano. Esta semana, as duas praias foram palco para a “eclosão assistida” de centenas de bebês tartarugas.

Na capital, o momento foi coordenado pelo Instituto Verdeluz, uma ONG que atua em educação, ativismo e conservação ambiental em Fortaleza. 250 tartarugasmarinhas nasceram e puderam retornar ao mar em segurança.

Eclosão na praia do Aquiraz
Divulgação/Apremace

Eclosão na praia do Aquiraz

Já na região do Aquiraz, a Associação de Preservação do Meio Ambiente (APREMACE) também colaborou com a soltura de outras dezenas de recém-nascidas, que desfilaram na areia. Com uma plateia de adultos e crianças encantada com o acontecimento, mais de 81 filhotes da espécie pente voltaram para o oceano. “Eu moro aqui na região, e cada vez que tem uma soltura, é uma emoção diferente”, comenta Andréa Ribeiro, bancária.

Segundo a APREMACE, que monitora diariamente os ninhos distribuídos ao longo do litoral, somente nesta temporada de 2025, já foram levados ao oceano mais de 4 mil filhotes. Carlos Antônio Mariano Pereira, vice-presidente da associação, relatou que outros 110 ninhos já foram identificados pelas equipes que atuam na praia, além de 98 cascas de ovos eclodidos. “Com amor, cuidado e dedicação, o projeto amigos do mar realiza o monitoramento dos ninhos da desova até a eclosão. Cada filhote que alcança o mar representa uma esperança renovada de preservação da vida marinha e do equilíbrio ecológico”

Confira o vídeo da eclosão em Fortaleza:

Fonte: Turismo

FONTE : MatoGrossoNews