A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta terça-feira (22), por unanimidade, a indicação do diplomata Paulo Uchôa Ribeiro Filho para comandar a embaixada do Brasil na Arábia Saudita e, cumulativamente, no Iêmen. A indicação (MSF 11/2025) teve relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O indicado falou sobre o papel exercido pela Arábia Saudita no Oriente Médio. De acordo com ele, o país se destaca como a principal liderança dos mundos árabe e muçulmano.
— A Arábia Saudita atravessa um momento de vigorosa atividade econômica e crescente influência política, tanto regional como global. Nossas relações têm sido marcadas pela amizade, colaboração e elevado grau de complementariedade econômica. Desde 2023, foram registradas sete visitas brasileiras e duas visitas sauditas de alto nível — pontuou.
O senador Hamilton Mourão elogiou a trajetória profissional do diplomata. Para ele, a Arábia Saudita se apresenta como um mercado emergente para o Brasil.
— O embaixador possui larga experiência no serviço diplomático brasileiro, principalmente no Oriente Médio, onde já esteve no Líbano, no Iraque e na própria Arábia Saudita, ou seja, é um conhecedor da área. Foi promovido em todos os postos da carreira por merecimento — ressaltou.
Perfil
Paulo Uchôa Ribeiro Filho é mestre em Cultura Comparada e Relações Internacionais pela Escola de Cultura Comparada da Universidade Sophia, no Japão, ingressou na carreira diplomática em 1995.
Entre as funções exercidas, foi ministro-conselheiro na embaixada brasileira na França (2019-2022), assessor internacional da Presidência da República (2017-2018), embaixador na República Democrática do Congo (2013-2017) e cônsul-geral adjunto no Consulado-Geral do Brasil em Nova York (2011-2013).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
FONTE : MatoGrossoNews