Mas são as ausências que mais chamam atenção. Os líderes dos principais países europeus não foram à Rússia por reprovar a guerra do país contra a Ucrânia, em curso desde 2022. Apoiador do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, o governo alemão, que vetou a Rússia em suas celebrações, nem foi convidado. Lideranças do Reino Unido, da França e dos Estados Unidos, que compuseram os Aliados junto com a União Soviética, também não foram.
Veja lista de líderes mundiais que aceitaram o convite de Putin:
- Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
- Xi Jinping (China)
- Nicolás Maduro (Venezuela)
- Miguel Díaz-Canel (Cuba)
- Mahmoud Abbas (Palestina)
- Masoud Pezeshkian (Irã)
- Tô Lâm (Vietnã)
- Thongloun Sisoulith (Laos)
- Aleksandr Lukashenko (Bielorrússia)
- Aleksandar Vucic (Sérvia)
- Robert Fico (Eslováquia)
- Milorad Dodik (Bósnia e Herzegovina)
- Nikol Pashinyan (Armênia)
- Ilham Aliyev (Azerbaijão)
- Kasym-Yomart Tokayev (Cazaquistão)
- Sadyr Zhaparov (Quirguistão)
- Shavkat Mirziyoyev (Uzbequistão)
- Emomali Rahmon (Tajiquistão)
- Serdar Berdimuhamedov (Turcomenistão)
- Ibrahim Traoré (Burkina Faso)
- Denis Sassou-Nguesso (República do Congo)
- Abdelmadjid Tebboune (Argélia)
- Abdul Fatah al-Sisi (Egito)
Lula terá uma reunião bilateral com Putin. O presidente tenta conquistar um papel de mediador na guerra contra a Ucrânia, mas críticos apontam que terá dificuldade em ser aceito devido ao que é visto como proximidade com Putin. Quando assumiu, o brasileiro procurou um diálogo, mas não conseguiu avançar, com resistência também de Zelensky.
Em ligação, Lula teria pedido fim da guerra. Em entrevista à revista norte-americana The New Yorker, Lula afirmou que, nas últimas semanas, conversou com Putin e pediu que ele “volte à política”. “Liguei para o Putin e disse: ‘Putin, acho que é hora de você voltar para a política. Coloque um fim nisso [na guerra na Ucrânia]. O mundo precisa de política, não de guerra”, disse.
Na quinta-feira, o presidente e a primeira-dama, Janja, jantaram com o russo. Foi o primeiro encontro dos mandatários neste mandato de Lula. Condenado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional), Putin pode receber voz de prisão se entrar nos países signatários, inclusive o Brasil, o que tem impedido sua ida às cúpulas internacionais, como o G20 no Brasil e as assembleias da ONU (Organização das Nações Unidas).
noticia por : UOL