quinta-feira, 15, maio , 2025 06:28

Sem Putin, Turquia tenta convencer Zelensky a negociar com delegação russa

Presidente ucraniano diz que ausência de Putin “não sugere intenções sérias”. Zelensky conversou com a imprensa ao desembarcar no aeroporto de Ancara hoje. “Todos nós sabemos quem toma decisões na Rússia. Ainda não sabemos o nível da delegação russa, qual é o seu mandato e se eles podem tomar alguma decisão, mas pelo que vemos, parece falso”.

Sem Putin, a presença de Zelensky também não está garantida. O ucraniano desembarcou em Ancara para negociar com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sua viagem a Istambul. “Só então decidirá os próximos passos de sua agenda”, declarou uma fonte à AFP.

Especialista diz que Rússia está tentando ganhar tempo. “Não comparecer à reunião que ele mesmo propôs, esperando que Zelensky desistisse devido à falta de um cessar-fogo prévio, demonstra que, na realidade, [o presidente russo] está procrastinando, pois não tem desejo de parar a guerra”, afirmou o consultor sênior do Instituto Internacional dos Estudos Estratégicos, François Heisbourg, ao jornal Libération.

Os russos não querem o cessar-fogo incondicional exigido por Trump e, portanto, estão tentando ganhar tempo, para dar a impressão de movimento e incomodar os americanos, mas sem ceder um centímetro.
François Heisbourg, consultor sênior do Instituto Internacional dos Estudos Estratégicos

“Cautelosamente otimista”

Trump declarou que pode viajar para a Turquia amanhã se negociações avançarem. O enviado especial de Washington, Steve Witkoff, e o emissário americano para a Ucrânia, Keith Kellogg, devem representar os Estados Unidos na reunião de hoje.

noticia por : UOL