sábado, 10, maio , 2025 04:51

Aeroporto de Newark sofre novo apagão de 90 segundos no controle de tráfego aéreo

Uma instalação de controle de tráfego aéreo que orienta aviões no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, sofreu uma breve interrupção na manhã desta sexta-feira (9), a mais recente perturbação tecnológica em um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos.

O apagão, que afetou comunicações e displays de radar em uma instalação na Filadélfia, ocorreu pouco antes das 4h da manhã e durou cerca de 90 segundos, informou a FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês).

Um apagão semelhante de 90 segundos ocorreu na semana passada e impactou as viagens no aeroporto, deixando controladores incapazes de se comunicar com os pilotos e impedir que aviões colidissem entre si.

Vários controladores que trabalhavam naquela tarde ficaram abalados com o episódio e tiraram folga, o que resultou em vários dias de baixo efetivo na instalação, causando atrasos e cancelamentos generalizados de voos.

Os problemas em Newark e outras preocupações com a segurança da aviação tornaram-se um grande desafio para o presidente Donald Trump. Poucos dias após sua posse, um avião da American Airlines colidiu com um helicóptero do Exército perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan em Washington, matando todos a bordo de ambas as aeronaves.

Karoline Leavitt, a porta-voz da Casa Branca, disse aos repórteres nesta sexta-feira que uma “falha no sistema” foi causada pela manhã pelos “mesmos problemas de telecomunicações e software da semana passada”.

“Tudo voltou a funcionar após o breve apagão, e não houve impacto operacional”, disse Leavitt.

Autoridades federais de transporte “estão trabalhando para resolver esse problema técnico nesta noite, para evitar mais interrupções”, e planejam instalar novos cabos de fibra óptica do aeroporto de Newark até a Filadélfia, disse ela. O objetivo é ter o sistema totalmente atualizado até junho, acrescentou.

Na quinta-feira (8), o secretário de transportes, Sean Duffy, anunciou um plano para modernizar e reformular o sistema de controle de tráfego aéreo do país.

A proposta, que custará bilhões de dólares, inclui investimentos em novas tecnologias e instalações. Mas muitos detalhes permanecem incertos, e o plano exigirá aprovação do Congresso.

O apagão desta sexta-feira provavelmente intensificará a pressão sobre autoridades do governo e legisladores para agir.

Um controlador de tráfego aéreo dirigindo o tráfego em Newark na madrugada de sexta-feira mencionou o apagão ao piloto do voo 1989 da FedEx quando ocorreu, de acordo com uma gravação disponível das comunicações do controle de tráfego aéreo com pilotos.

“FedEx 1989, vou transferi-lo aqui; nossas telas acabaram de ficar pretas novamente”, disse o controlador. “Se você se importa com isso, entre em contato com sua companhia aérea e tente conseguir alguma pressão para que eles consertem essas coisas.”

“Lamento ouvir isso”, respondeu o piloto.

Em uma troca separada, um controlador informou outro piloto sobre o apagão e instruiu o piloto a manter distância caso não conseguisse contatar o controlador.

A ABC News noticiou o apagão anteriormente.

Voos de e para Newark sofreram atrasos na manhã desta sexta-feira. A FAA também iniciou um “programa de atraso em solo”, que permaneceu em vigor às 12h locais.

O programa reteve voos destinados a Newark em seus aeroportos de origem por uma média de mais de quatro horas devido à chuva em Nova York e arredores. O aeroporto de Newark fica a aproximadamente 27 quilômetros de carro do centro de Manhattan.

Um porta-voz da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, que opera o Aeroporto Internacional de Newark, disse que o apagão não afetou as operações de passageiros no aeroporto.

Newark tem problemas há muito tempo. A FAA recentemente esperava resolver a escassez de pessoal entre controladores de tráfego aéreo em meados do ano, transferindo algumas operações de Newark de Westbury, Nova York, para a Filadélfia.

Controladores da instalação em Nova York haviam lutado contra a realocação, mas a FAA disse que poderia recrutar mais controladores movendo o posto para uma área mais acessível.

Cerca de 10% dos voos de e para Newark foram cancelados do início da semana passada até quarta-feira, de acordo com dados da FlightAware, um serviço de rastreamento de voos. Os outros dois aeroportos que servem a região de Nova York tiveram desempenho muito melhor.

No mesmo período, apenas cerca de 2% dos voos foram cancelados no Aeroporto de LaGuardia, e 1% foi cancelado no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Newark também registrou muito mais atrasos do que os outros dois aeroportos.

As interrupções são particularmente frustrantes para a United Airlines, que considera Newark um de seus oito hubs aeroportuários e domina o tráfego lá. Mais de dois em cada três voos de e para o aeroporto são vendidos pela United. Uma variedade de companhias aéreas responde pelos voos restantes, de acordo com a Cirium, uma empresa de dados de aviação.

Em um email aos funcionários esta semana, o CEO da United, Scott Kirby, disse que os voos de e para o aeroporto permaneciam seguros. Newark é uma “joia da coroa da região”, disse ele, mas o aeroporto está sobrecarregado, com mais voos programados na maioria das tardes e noites do que a FAA disse que pode lidar.

“Essa matemática não funciona”, disse. “Especialmente quando há problemas climáticos, de pessoal ou falhas tecnológicas —o espaço aéreo, as pistas de taxiamento e as pistas de decolagem ficam congestionados, e ocorre um bloqueio total.”

noticia por : UOL